PROJETOS ESTRUTURANTES

PROJETOS ESTRUTURANTES (2021-2024)

Coordenação:

Profa Dra Rosimere Ferreira Santana

Profa Dra Ana Carla Dantas Cavalcanti

APRESENTAÇÃO:

 LP 1 – CUIDADO DE ENFERMAGEM PARA OS GRUPOS HUMANOS

 Desenvolvimento de estudos sobre o processo de enfermagem nos cenários de prática para o cuidado de indivíduos, famílias e comunidades.

 

PROJETO 1 – Processo de enfermagem aplicado no cuidado em saúde de adultos e idosos

Neste projeto desenvolvemos estudos relacionados aos processos de enfermagem em enfermagem gerontológica e práticas não farmacológicas no cuidado a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, na perspectiva da translação do conhecimento e letramento em saúde. Priorizamos estudos relacionados às formas de contenção mecânica em idosos e estudos diagnósticos de enfermagem de síndrome do fim de vida. Além disso, no âmbito das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), buscamos recursos terapêuticos que possam atuar na prevenção de doenças e em estratégias de recuperação da saúde, priorizando processos de escuta e de acolhimento do paciente adulto e idosos. Dedicamos-nos a abordagens quantitativas, estudos de implementação e de avaliação, além de estudos clínicos e estudos mistos. Consideramos de fundamental importância os estudos em práticas integrativas e processos de infermagem no contexto do cuidado em saúde para avaliar a magnitude de doenças crônicas não transmissíveis em relação ao envelhecimento populacional e as demandas de práticas na perspectiva não biomética, além de processos de enfermagem gerontológica. Buscamos assim construir redes de parcerias entre enfermeiros que antuem nos serviços de saúde e também de ensino, centros e espaços de pesquisa com grupos humanos. Esperamos ainda dar visibilidade a aplicabidade das intervenções de enfermagem da Especialidade de enfermagem gerontológica, ampliando os campos de atuação do enfermeiro com vistas a promover a melhoria da qualidade de vida da população adulta e de idosos. Com isso, esperamos a redução de complicações com internações hospitalares e/ou readmissão por complicações decorrentes de doenças crônicas, mediante a promoção do acesso a práticas inovadoras nos serviços de saúde e perspectivas de redução de custos (econômicos e sociais) no contexto do cuidado. No âmbito do Sistema Único de Saúde almejamos contribuir com a consolidação e implementação de práticas inovadoras nos diferentes setores de atendimento a adultos e idosos. Além disso, mediante o levantamento de dados de pesquisa nestes espaços, esperamos trazer respostas para avaliação de serviços e propor novas tecnologias que possam ser aplicadas em serviços de saúde, inclusive a partir de parcerias para treinamento e formação de por recursos humanos.

Docentes:

  1. Rosimere Ferreira Santana
  2. Fátima Helena do Espírito Santo
  3. Fernanda Maria Vieira Pereira Ávila

 

PROJETO 2 – Cuidados de enfermagem e prática assistencial em saúde da mulher e da criança

Com o objetivo de elaborar formas e estratégias de intervenção e de cuidados de enfermagem em centros de terapia intensiva (pediátrico e adulto, em especial as mulheres), este projeto desenvolve pesquisas baseadas em estudo transversal, metodologia participativa, com análises crítico-reflexivas sobre a produção de conhecimento e a incorporação de novos conceitos/estratégias/modos de cuidar na área da saúde a partir da implementação de tecnologias efetivas para qualificar e potencializar a assistência de enfermagem. A difusão do conhecimento é fomentada a partir da parceria com núcleos de pesquisa, conselhos federal e regionais com o intuito de promover, de modo articulado, ações de formação, prática e regulação aos profissionais de enfermagem. Esses estudos visam, portanto, elaborar e validar diferentes veículos e estratégias de intervenção e de serviço assistencial de enfermagem, considerando o paciente e também a rede de cuidadores/familiares; bem como os pacientes que passam por procedimentos cirúrgicos eletivos. Com o foco na qualidade e segurança da assistência qualificada de enfermagem na área de saúde, reafirmamos em nossas práticas o compromisso ético e legal do profissional de enfermagem, fundamentando nossos estudos em evidências científicas e com base na humanização do atendimento. O projeto em tela almeja ampliar a força de trabalho da enfermagem em saúde para adultos e crianças (em especial as mulheres) no Sistema Único de Saúde a partir inovações tecnológicas para a formação, prática e regulação, que terão como meta a diminuição do número de casos de doenças e agravos e a melhoria das condições da saúde do público alvo, atendendo aos Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – agenda 2030.

Docentes:

  1. Valdecyr Herdy Alves
  2. Liliane Faria da Silva
  3. Bianca Dargam Gomes Vieira
  4. Eny Dórea Paiva
  5. Rosane Cordeiro Burla de Aguiar

 

PROJETO 3 – Processo de enfermagem nas especialidades

Nesse projeto agregamos investigações acerta do processo de enfermagem para diferentes grupos humanos com distúrbios clínicos (especialmente cardiovasculares e de pele) e aqueles que são decorrentes nos pós-operatórios.) a partir de centros cirúrgicos, unidades de recuperação anestésica, infecção de sítio cirúrgico, hopotermia perioperatória. Esses estudos buscam desenvolver protocolos, implementar a ciência na prática clínica. Buscamos com isso a melhoria de resultados de saúde relacionados as ações de intervenção realizadas por profissionais de enfermagem mediante estudos metodológicos que tenham como foco o desenvolvimento, a transferência e a implementação de técnicas e tecnologias e o aprofundamento de estudos em prática avançada de enfermagem em contextos clínicos e pós-operatórios (de média e alta complexidade). Consideramos ainda metodologias que tenham a prática e a literatura baseadas em evidência como procedimentos fundamentais no desenvolvimento de protocolos e procedimentos voltados a estes diferentes perfis de grupoa humanos. Nossa meta é o favorecimento da implementação de produtos e processos que impactem positivamente em resultados de saúde de diferentes grupos humanos com distúrbios clínicos, reduzindo o número de casos e o tempo de hospitalização, com vistas ao retorno mais rápido do paciente às suas atividades cotidianas. Almejamos também melhorar os indicadores em saúde, desde o registro de enfermeiros, queda, dor, conhecimento da doença, conforto, autocuidado e qualidade de vida. Essas metas tendem a redução de custos hospitalares e a qualificação de profissionais do sistema público de saúde.

Docentes:

  1. Ana Carla Dantas Cavalcanti
  2. Paula Vanessa Peclat Flores
  3. Thalita Gomes do Carmo
  4. Euzeli da Silva Brandão
  5. Juliana de Melo Vellozo Pereira Tinoco
  6. Silvia Maria de Sá Basílio Lins

 

LP 2 – GESTÃO DO PROCESSO DE CUIDAR EM SAÚDE

Desenvolvimento de estudos sobre criação e incorporação de produtos e processos no cuidado de enfermagem. Gestão de serviços de saúde e gerência do cuidado de enfermagem.

 

PROJETO 1 – Processos organizacionais e ferramentas gerenciais aplicadas na gestão do cuidado em saúde e enfermagem

Este projeto tem como proposta a realização de estudos sobre processos tecnológicos, em especial aqueles que tenham como foco a descoberta, invenção, criação de novos conhecimentos voltados à melhoria e incorporação de novas ferramentas tecnológicas e/ou técnicas de gerenciamento aplicadas em instituições públicas e privadas, empresas e centros de pesquisa nacionais e internacionais. Priorizamos ainda a criação de produtos inovadores que possam contribuir na gestão da segurança e saúde do trabalhador, da segurança na assistência em saúde, de riscos em emergências de saúde pública, de desastres e de riscos assistenciais. Além disso, são igualmente relevantes a produção de técnicas de gerenciamento para assegurar a qualidade e a segurança em saúde mediante a produção de sistemas de informação e informatização em saúde nos diferentes cenários e espaços de prestação dos serviços de saúde. Esses estudos são realizados por meio de metodologias quantitativas e qualitativas para Implementação de melhorias, a partir da aplicação de ferramentas de gestão e gestão da qualidade nos diferentes processos da prática avançada do cuidado nos cenários e contextos de prática; elaboração e validação de instrumentos de medidas aplicáveis a gestão do cuidado. Consideramos, para tanto, parcerias com enfermeiros da prática, com instituições públicas e privadas, empresas e centros de pesquisa nacionais e internacionais. Devido ao cenário político-social e sua interface com as demandas apresentadas pelos serviços de saúde, buscamos melhorias nos processos no campo de prática avançada na formação profissional em gestão do cuidado. Essas análises têm como objetivo o desenvolvimento de produtos que podem representar mudanças significativas nos métodos de produção do cuidado e implementação de novos processos organizacionais, tais como mudanças em práticas avançadas em gestão do cuidado no manejo de lesões, no manejo da dor, na tecnovigilância, vigilância epidemiológica, na gestão da qualidade e segurança, gestão de custos e alta complexidade, gestão do cuidado e de riscos na atenção primária à saúde, no que tange a organização e/ou no local de trabalho. Neste contexto, destaca-se a importância de envolver os profissionais de saúde na sua capacitação de forma a aprimorar o saber-fazer na prática, a partir da aplicação de ferramentas e instrumentos da gerência do cuidado associadas a tecnologias e técnicas gerenciais, mediante a melhoria nos indicadores gerenciais e assistenciais, implementação de ações voltadas à qualidade e segurança nas instituições de saúde pública, mitigação dos riscos para coletividade, com impacto nos custos destas instituições. Estudos como esses podem impactar em mudanças nas Políticas Públicas vigentes.

Docentes:

  1. Érica Brandão de Moraes
  2. Bárbara Pompeu Christovam
  3. Ana Paula Amorim Moreira
  4. Pedro Ruiz Barbosa Nassar
  5. Maithê de Carvalho e Lemos Goulart

 

PROJETO 2 – Inovação de processos no cuidado e sistemas inteligentes em saúde

Este projeto agrega investimentos em pesquisa sobre produtos, serviços e métodos que correspondam a agregação de valor (incluindo eficácia, eficiência, produtividade e melhorias, estratégias de marketing e estruturas) a produtos e processos aos conhecimentos já produzidos pela área de Enfermagem. Priorizamos abordagens na qual o conhecimento produzido pelo meio acadêmico resulte na melhoria de processos e produtos, gerando eficiência e melhoria dos serviços prestados em saúde, incluindo sistemas de inteligência que funcionem como ferramentas de apoio à tomada de decisão que possam ser aplicados desde a triagem, no diagnóstico e no tratamento e cuidados à saúde do paciente. Também são relevantes a melhoria de aspectos financeiros de unidades de atendimento privado, público ou individual, em especial de microempreendedores em saúde, orientando processos de tomada de decisão sobre questões relacionadas a prática cotidiana e/ou inovadora desses empreendimentos. Priorizamos em nossas análises metodologias quali e quanti, mediante a utilização de estatísticas, metodologias multicritério de tomada de decisão, métodos de avaliação de investimentos; bem como análises baseadas em netnografia, hierarquia de processos, gestão da qualidade e melhorias, pesquisas bibliográficas. Além disso, buscamos a aplicação de modelos de representação de conhecimentos baseados em diretrizes da saúde e de orientação a dados aplicando métodos de aprendizado de máquina (por exemplo, aprendizado não-supervisionado, modelos lineares generalizados e aprendizados por reforço). A parceria com diversos interessados do setor de saúde (hospitais, microeempreendedores individuais, universidades e programas de pós-graduação, centros de pesquisa e de atendimento em saúde, inclusive setores que compõem o Ministério da Saúde) são os beneficiários diretos de nossa proposta, buscando acomodar a difícil relação custo X benefício, dentro do processo de atendimento e saúde. Nem sempre o melhor procedimento é o mais barato. No início da ciência da gestão, os estudos de tempos e movimentos agilizaram o trabalho de produção, nas fábricas, mas levaram a diversos problemas aos trabalhadores. Hoje em dia, em um mundo bastante competitivo e dinâmico, não se pode deixar que os custos sejam sempre a prioridade, o atendimento e a segurança dos trabalhadores em unidades de atendimento também devem ser identificados como um importante valor gerencial. Do ponto de vista metodológico, consideramos a abordagem quantitativa, investigações científicas, com dados primários ou secundários, como pesquisas epidemiológicas, clínicas e de revisão da literatura de forma sistemática, e de custo, realizados em parceria com outras universidades e também com o CIPE brasileiro, inclusive com unidades hospitalares e microempreendeores individuais. Assim, esta proposta privilegia a melhoria dos sitemas de gestão e qualidade dos serviços assistenciais que atendam melhor e de forma mais eficiente às expectativas dos gestores, dos enfermeiros e do paciente e, também, melhorias nos processos no campo de prática avançada na formação dos profissionais em saúde; do mesmo modo buscamos promover um modelo preventivo de assistência à saúde que também propicie a qualidade da gestão da saúde pública mediante a garantia de uma melhor aplicação de recursos e de melhoria da literacia da sociedade quanto aos cuidados da saúde e bem estar da população.

Docentes:

  1. Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira
  2. Eduardo Picanço Cruz
  3. Flavio Luiz Seixas
  4. Maria Estela Diniz Machado
  5. Ana Luiza Dorneles da Silveira
  6. Beatriz Fernandes Dias

PROJETO 3 – Produção de tecnologias assistenciais no cuidado de enfermagem

 O projeto em tela prioriza investigações sobre relações humanas no ambiente de trabalho do profissional assistencial em enfermagem, tendo como foco estudos de narrativas de clientes e usuários, considerando aspectos subjetivos, intuitivos e emocionais visando estabelecer correlações entre estudos psicossomáticos e fenomenológicos e produção de formas de avaliação e de intervenção que integrem teoria e prática. Ao considerarmos os impactos da crise e da doença na saúde das pessoas, buscamos produzir tecnologias assistenciais no cuidado de enfermagem voltadas para a educação em saúde aos usuários dos serviços de saúde. Esses estudos estão fundamentados em abordagens metodológicas qualitativas, com uso de ferramentas etnográficas, como é o caso de análise de narrativas e histórias de vida, análise de discurso, análise do discurso do sujeito coletivo, entrevista, observação de campo. Também podem ser desenvovidas análises constituídas por meio de métodos mistos de estudos (quali e quanti), com diferentes técnicas de investigação, inclusive inventários, escalas e outras ferramentas de pesquisa que seguirão o objeto de estudo proposto. Objetivamos elucidar dimensões existentes e que repercutem na prestação de cuidados à população, no sentido de elucidar e promover a saúde do usuário e também do enfermeiro, inclusive no favorecimento às agendas prioritárias de pesquisa em saúde, mormente àquelas que resultem em produtos tecnológicos assistenciais que possam ser utilizados por enfermeiros, gestores e demais profissionais de saúde integrados às redes de atenção em saúde. Valorizamos, assim, o compromisso com a ética e a práxis do enfermeiro e sua relação com processos de formação integral e continuada mediante parcerias com a universidade e centros de pesquisa.  A divulgação das ações de enfermagem e saúde é fundamental para promover a apropriação e o empoderamento do cuidado de si e do conhecimento do cuidado em saúde comunitário, estreintando, assim, os laços de integração dos cidadãos e os diferentes espaços de prestação de serviços de saúde, como forma de promover a saúde e prevenir doenças. Consideramos fundamental investigações que melhores os serviços de assistência em saúde mediante a produção de tecnologias inovadoras que tomem como base o conhecimento científico já produzido e que fortaleçam a assistência de enfermagem e de saúde, inclusive a prestada pelo SUS, a partir de uma maior articulação entre as dimensões subjetivas e do território no contexto da clínica ampliada do cuidado.

Docentes:

  1. Eliane Ramos Pereira
  2. Enéas Rangel Teixeira
  3. Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva
  4. Diva Cristina Morett Romano Leão

CREDENCIAMENTO DE DOCENTE

CREDENCIAMENTO DE DOCENTE

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