EUZELI  DA SILVA BRANDÃO

Produção 01 –2020

Em 2020, a egressa do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA) Bianca Leal Reis, orientanda da DP Euzeli da Silva Brandão registrou pedido de Patente: Modelo de Utilidade, título: “Aperfeiçoamento em bolsa de colostomia – Bolsa de colostomia com válvula de irrigação”. Instituição de registro: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Número do registro: BR202018014926. O depósito foi realizado no dia 09 de abril de 2020, sendo Universidade Federal Fluminense Instituição financiadora, através do Escritório de Transferência de Conhecimento – ETCO/Agência de Inovação (AGIR). A válvula de irrigação acoplada a bolsa de colostomia é uma tecnologia inovadora para minimizar o desconforto provocado pela exteriorização no abdômen de uma parte do intestino grosso para eliminação de fezes e gases.

Produção 02 –2021

Em 2021, a egressa do Mestrado Profissional Bianca Leal Reis, recebeu o Prêmio UFF de dissertação de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional, pela dissertação intitulada “Efeito da bolsa com válvula de irrigação no padrão de desconforto da pessoa colostomizada: estudo quase experimental” orientada pela DP Euzeli da Silva Brandão. A pesquisa objetivou “Verificar o efeito da bolsa com válvula de irrigação no padrão de (des)conforto da pessoa colostomizada”. Para avaliar o padrão de (des)conforto antes, com o uso da bolsa de colostomia tradicional e após intervenção, com o uso da bolsa com válvula de irrigação, utilizou-se a lógica Fuzzy, considerando os atributos: limpeza da bolsa; eliminação de gases e controle do odor. Em cada atributo, verificou-se os termos linguísticos: dificuldade mínima, levemente moderada, moderada, moderadamente máxima e máxima.

Produção 03 –2022

Em 2022, os resultados da pesquisa intitulada “Efeito da bolsa com válvula de irrigação no padrão de desconforto da pessoa colostomizada: estudo quase experimental” orientada pela DP Euzeli da Silva Brandão, culminaram na publicação do artigo: “Inovação tecnológica à bolsa de colostomia: estudo quase-experimental” na Revista Gaúcha de Enfermagem. Esta produção é relevante e pertinente a Área de Concentração “Processos de Cuidar em Enfermagem” e tem articulação com a linha de pesquisa “Cuidados de Enfermagem para os Grupos Humanos”, pois envolveu o desenvolvimento de uma tecnologia que visa a promoção do conforto das pessoas colostomizadas.

Produção 04 –2020

Diante dos danos na pele dos profissionais de saúde causados pelo uso frequente e prolongado de produtos e equipamentos de proteção individual durante a pandemia da COVID-19, em 2020, o egresso Renato Tonole e a egressa Bianca Leal Reis participaram da publicação dos artigos: “Prevención de lesiones cutáneas causadas por productos y equipos de protección personal durante COVID-19: revisión de alcance” publicado no Journal of Wound Care Latam em 2020. O egresso Renato Tonole participou da publicação do artigo “Skin lesions by the use of personal protective products and equipments in the context of covid-19: cross-sectional study”, publicado no Journal of Wound Care em 2022, (JCR   ; Cite Score= 3.1, Fator de impacto 2.63). Ambos os artigos são frutos de um projeto de pesquisa coordenado pela DP Euzeli da Silva Brandão, conforme chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 – Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves, conforme processo: 401724/2020-4.

Produção 05 –2022

Em 2022 a DP Euzeli da Silva Brandão organizou em parceria com a Profª Maria Helena Sant’Anna Mandelbaum da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), o livro “Enfermagem em Dermatologia nos ciclos da vida”. A obra, que contém 25 capítulos e 321 páginas, contou com a colaboração de enfermeiros especialistas na área de dermatologia, médicos, principalmente, dermatologistas, e uma farmacêutica. Entre os colaboradores, a egressa do MPEA Bárbara Stohler Sabença de Almeida, que participou do capítulo “Cuidando de pessoas com úlceras de membros inferiores”. O livro foi apresentado pela Enfermeira Lina Monetta, especialista na área e uma das fundadoras da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE) e o prefácio livro foi elaborado pela Professora Luna Azulay-Abulafia, Titular de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do RJ e Coordenadora do Centro de Pesquisas Clínicas do Instituto de Dermatologia e Estética do RJ (IDERJ).

Translate »
Skip to content