FLAVIO LUIZ SEIXAS
Produção 01 – Artigo 2022 (orientação da Liliane)
O DP tem se dedicado no desenvolvimento de produtos e processos que melhorem a eficiência e os serviços prestados em saúde, incluindo sistemas de apoio à tomada de decisão aplicados na triagem, no diagnóstico e no tratamento e cuidados da saúde do paciente, aderente à LP Gestão do Processo de Cuidar em Saúde. Em 2022, publicou com a egressa Gabriele Alvernaz e a professora Liliane Faria, o artigo “Necessidades de aprendizagem de familiares de crianças e adolescentes em tratamento com quimioterápicos antineoplásicos orais” na Revista Escola Anna Nery (https://portal.issn.org/resource/ISSN/1414-8145). A egressa Gabriele Alvernaz recebeu o Prêmio UFF de dissertação de Programas de Pós-Graduação Profissional, com a dissertação “Aplicativo móvel para orientações de familiares de crianças e adolescentes em tratamento com quimioterapia antineoplásica oral.” Foi depositado o registro de programa de computador para o aplicativo “Quimio Em Casa”, número 512021002775-2, data 23/11/2021 pelo INPI.
Produção 02 – Artigo 2020.
O DP publicou em 2020 junto com a egressa Carolina Carvalho o artigo “A dynamic decision model for diagnosis of dementia, Alzheimer’s disease and Mild Cognitive Impairment” na revista Computers in Biology and Medicine (https://www.sciencedirect.com/journal/computers-in-biology-and-medicine). A produção foi relevante para a LP Gestão do Processo de Cuidar em Saúde pois propõe um modelo dinâmico de predição para o diagnóstico de Alzheimer. Nesse contexto, o modelo seleciona aquele com o melhor desempenho, de um conjunto de classificadores pré-definidos, e exibe uma lista de preditores de maior importância, permitindo ao médico ou profissional da saúde chegar mais rapidamente e com menor custo ao diagnóstico de um paciente. A produção foi relevante para a LP Gestão do Processo de Cuidar em Saúde foi utiliza modelos preditivos para apoiar a tomada de decisão clínica nos processos de saúde.
Produção 03 – Produção técnica 2021.
O DP teve como produção técnica o aplicativo Card.IO, registrado com o número 512022002966-9, registro: 20/06/2021. O Card.IO propõe uma estratégia de teleassistência e telemonitoramento para pacientes com insuficiência cardíaca. O profissional da saúde coloca uma prescrição ao paciente, o que inclui a ingestão de líquidos e exercícios físicos, distribuídos em determinados dias e horários da semana. Essa prescrição é recebida pelo smartphone do paciente, que passa a disparar notificações, no dia e horário que a atividade foi prescrita. A ideia é que essa estratégia possa reduzir a necessidade de deslocamento do paciente à clínica e melhorar a eficiência do seu tratamento de saúde. A produção foi relevante para a LP Gestão do Processo de Cuidar em Saúde pois utiliza a tecnologia para melhorar a eficiência do tratamento de saúde e reduzir os riscos ao paciente, através de estratégia inovadora de telemonitoramento.
Produção 04 – Artigo 2022.
O DP junto com a egressa Ana Laura Biral e a professora Zenith Rosa Silvino o artigo “Heuristic Validation of an App for Notification of Drug-Related Incidents in a Mobile Emergency Service”, na revista Escola Anna Nery. O artigo descreve um aplicativo cujo objetivo é ajudar profissionais na notificação de incidentes relacionados a medicamentos em um contexto do serviço móvel de emergência. Pretende-se identificar e corrigir potenciais problemas quando aos medicamentoo. garantindo uma interação eficaz e eficiente para os profissionais de saúde envolvidos. Foram aplicadas heurísticas específicas para avaliar a interface do usuário, a clareza das notificações e a facilidade de interação em situações de emergência. A produção foi relevante para a LP Gestão do Processo de Cuidar em Saúde pois utiliza avaliação heurística para melhorar a qualidade da interface do usuário em sistemas e aplicativos na área da saúde.
Produção 05 – Artigo 2022.
O DP junto com a egressa Mayara Borges e a professora Dayse Correia o artigo “O caminho do desenvolvimento de um aplicativo móvel para enfermeiros intensivistas sobre drogas cardioativas”, na revista Enfermagem em Foco do COFEN. Este artigo descreve as etapas de desenvolvimento de um aplicativo para smartphone usado para ajudar enfermeiros intensivistas sobre drogas cardioativas. Foram mapeados os efeitos de interação entre drogas cardioativas, representados computacionalmente e automatizados no aplicativo. O aplicativo oferece o serviço de notificação ao profissional da saúde no horário de ministrar determinado medicamento aos pacientes internados em unidades de terapia intensiva, com cuidado de evitar os efeitos de interação previamente mapeados e codificados no aplicativo. A produção foi relevante para a LP Gestão do Processo de Cuidar em Saúde pois utiliza a tecnologia para melhorar a segurança do paciente e a eficiência dos processos de cuidados da saúde.
Produção 06 – produção técnica 2021.
Desde 2019, o DP coordena o projeto de extensão SOFTECS – Fábrica de Software e Tecnologia para a Saúde. O objetivo foi tratar as demandas das áreas da saúde, oferecendo soluções tecnológicas inovadoras e de sistemas inteligentes, resultantes da pesquisa e desenvolvimento de professores e alunos das áreas de computação e engenharia, gerando impactos positivos tanto na comunidade acadêmica, como na comunidade beneficiária desses sistemas. O projeto já realizou alguns eventos dentre Hackathons (dinâmica usando Design Thinking para a construção criativa de soluções para a saúde) e Workshops, e entregou vários aplicativos, dentre eles, Nursing DiagnosisIC (registro número 512021003150-4, data 08/02/2021) e SAEFG Sistematização da Assistência de Enfermagem em Feridas (registro número N-PC-37-2021, data 01/03/2021).