EDUARDO PICANÇO DA CRUZ
Em 2018 o artigo intitulado “Exploring the evolution of ethnic entrepreneurship: the case of Brazilian immigrants in Florida” foi publicado no International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research. O texto foi produto de uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro cujo objetivo foi analisar as comunidades empreendedoras brasileiras na Flórida. Como fundamento teórico foi utilizada a abordagem da teoria dos capitais de Bourdieu (humano, social e econômico). A metodologia utilizada foi de um estudo de caso comparativo com 80 entrevistas em profundidade com empreendedores brasileiros, seguido de uma triangulação de dados realizada através de entrevistas com líderes comunitários e fontes secundárias: como advogados e contadores. As comunidades estudadas apresentaram comportamentos diferentes devido a fatores internos e ambientais.
Em 2019, com o discernimento dos achados realizados nas pesquisas com os empreendedores brasileiros nos EUA, Austrália, Canadá, Estônia e Portugal, foi publicado o artigo intitulado “Market orientation and strategic decisions on immigrant and ethnic small firms” no Journal of International Entrepreneurship. O texto contribui para o campo de estudo do empreendedorismo, no contexto das empresas étnicas ou de imigrantes, ao analisar variáveis que definem sua orientação de mercado e as decisões estratégicas tomadas, aprofundando o conhecimento sobre o assunto. Foi utilizada a coleta de dados com estratégias multimétodos (quantitativa e qualitativa), sendo sua principal delas a entrevista em profundidade com empreendedores no exterior, oriundos de diferentes comunidades brasileiras. Essas informações foram trianguladas com dados de surveys realizadas com brasileiros na Austrália, no Canadá, em Portugal e na Estônia. Foi realizado ainda uma pesquisa netnográfica e análises documentais. Uma das principais contribuições deste artigo foi apoiar a discussão sobre a orientação para o mercado de imigrantes, os empreendimentos étnicos e as decisões do público-alvo a ser atendido.
Em 2020, já com um financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a pesquisa se aprofundou no contexto dos empreendimentos de brasileiros em Portugal. A parceria iniciada neste ano com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto renderia uma co-orientação de mestrado e diversas publicações. Mas um artigo de prospecção intitulado “Análise de variáveis prescritoras da intenção empreendedora de imigrantes brasileiros em Portugal” foi publicado na Revista de Administração Contemporânea da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD. Devido ao novo fluxo migratório de imigrantes brasileiros em Portugal, o estudo buscou identificar possíveis variáveis que prescrevem a intenção empreendedora dos imigrantes brasileiros, mostrando características deste grupo. Foram aplicados questionários de pesquisa a 667 entrevistados, tratados através de equações logit para análise dos dados, a fim de avaliar a relação entre a intenção empreendedora e diversas variáveis.
Em 2021, como fruto de uma parceria firmada com a professora e pesquisador Renata Casado da University of Western Australia, em Perth – Austrália, foi publicado o artigo intitulado “Brazilian immigrant entrepreneurs’ support networks and bounded (mis)trust in Western Australia” na revista Population Space and Place. Esta pesquisa investigou fatores que dificultam ou fomentam os laços sociais entre empreendedores brasileiros na Austrália Ocidental, bem como a confiança entre essas empresas co-étnicas e a comunidade. Tratou-se de um estudo qualitativo exploratório, baseado em entrevistas semiestruturadas e em profundidade com 23 empreendedores brasileiros. Os resultados sugerem que existem fortes laços sociais e de confiança entre os empresários brasileiros, mas estes são sustentados porque a relação de reciprocidade entre as partes é útil para os negócios. Por outro lado, este estudo também destaca a existência de uma forte desconfiança na relação entre os empresários brasileiros e a comunidade brasileira.
Em 2022 o artigo intitulado “Entrepreneurial intention of Brazilian immigrants in Canada” foi publicado na Brazilian Administration Review, outra publicação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD. O texto nasceu de uma parceria com o pesquisador Michel Mott (hoje na Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP) e a professora Caroline Shenaz Hossein, da Universidade de York no Canadá. Particularmente esse artigo é fruto de uma pesquisa similar ao realizado em Portugal sobre a intenção de brasileiros em empreender. Os dados foram coletados por meio de pesquisas divulgadas em grupos brasileiros do Facebook sendo que um total de 675 brasileiros responderam ao questionário. A triangulação de dados se deu com sete entrevistas semiestruturadas realizadas no Canadá e com dois funcionários do consulado. Os principais resultados apontaram para fatores com influência positiva na intenção de aventurar-se: o gênero (ser mulher) e todos os estatutos de visto e outras variáveis não foram significativas ou tiveram uma influência negativa. Dos empreendedores, a idade à chegada foi um preditor significativo. Variáveis como escolaridade, tempo de permanência no país e visto de turista influenciaram negativamente.