BARBARA POMPEU CHRISTOVAM
Artigo científico publicado no ano de 2022, intitulado Tools for the investigation of adverse events: scoping review, de autoria de Lucas Rodrigo Garcia de Mello, orientado pela Profª Drª Barbara Pompeu Christovam foi publicado na Revista da Escola de Enfermagem da USP ((Qualis Referência: A2; Google Scholar – índice h5:38, JCR 2022 – 1,002; Scopus – CiteScore 2021:0,34, SJR 2022: 0,648). É fruto da tese de doutorado intitulada Instrumento Brasileiro para Investigação de Eventos Adversos na Saúde (IBIEAS): Evidências de conteúdo e processo de resposta, teve visualizações 251 no ano de 2022 pela qualidade e inovação do tema. O artigo possui coerência com a AC “Processos de Cuidar em Enfermagem” e LP B – Tecnologia, Inovação e Gestão do Processo de Cuidar em Saúde, pois objetivou identificar publicações científicas sobre ferramentas e técnicas de investigação de eventos adversos à saúde, destacando a importância de um modelo baseado na compreensão profunda dos fatores que contribuem para a ocorrência de EA. A principal medida é a utilização de um método RCA robusto que permite a identificação e categorização destes fatores. O artigo destacou que a importância do envolvimento e da participação ativa da alta liderança, especialmente do CEO da organização, com o objetivo de equiparar o tema Segurança do Paciente ao mesmo nível dos resultados financeiros da instituição, considerando que a sustentabilidade da organização está diretamente relacionada com qualidade do atendimento, experiência do paciente, saúde baseada em valores.
O artigo científico publicado no ano de 2021, intitulado Núcleo segurança do paciente: perfil dos recursos humanos no cenário brasileiro, de autoria de Lucas Rodrigo Garcia de Mello, orientado pela professora Drª Barbara Pompeu Christovam foi publicado na revista Acta Paulista de Enfermagem (Qualis Referência: A2; Google Scholar – índice h5:21, JCR 2021 – 0,667; Scopus – CiteScore 2021:0,34, SJR 2021: 0,216). É fruto da dissertação de mestrado intitulada Instrumento Brasileiro para Investigação de Eventos Adversos na Saúde: um estudo metodológico, teve visualizações 364 até o momento pela qualidade e inovação do tema. O artigo possui coerência com a AC “Processos de Cuidar em Enfermagem” e LP B – Tecnologia, Inovação e Gestão do Processo de Cuidar em Saúde, pois objetivou caracterizar o perfil dos profissionais que atuam nos Núcleos de Segurança do Paciente e analisar se existem variáveis correlacionadas à aplicação de ferramentas de investigação de eventos adversos em 24 hospitais públicos e privados, que possuem Núcleos de Segurança do Paciente, das regiões: Sudeste, Centro Oeste, Nordeste e Sul. O artigo concluiu que os enfermeiros são os profissionais que atuam nos Núcleos de Segurança do Paciente, ademais, liderando o processo de investigação de eventos adversos; e não foi encontrada nenhuma correlação forte e significativa entre as variáveis quantitativas à aplicação de ferramentas de investigação de eventos adversos. Destaca-se que esta produção está vinculada ao projeto institucional “Processos organizacionais e ferramentas gerenciais aplicadas na gestão do cuidado em saúde e enfermagem”.
O artigo Funding models and expenditures with primary healthcare in Salvador, Bahia, Brazil metropolitan área publicado em 2020, no periódico EUROPEAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH – Qualis Referência A1 – JCR – 3.367, de autoria de Thiago Vivas, orientado pela Profª Drª Ana Maria Fernandes Pitta e Co-orientado pela Profª Drª Barbara Pompeu Christovam, sendo fruto de dissertação de mestrado Acadêmico em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador em parceria com o MPEA. O artigo possui coerência com a AC “Processos de Cuidar em Enfermagem” e LP B – Tecnologia, Inovação e Gestão do Processo de Cuidar em Saúde, pois objetivou determinar a diferença de gastos com a atenção primária à saúde na área metropolitana de Salvador, Bahia, Brasil. O estudo concluiu que os gastos com atenção primária à saúde na região metropolitana de Salvador diminuíram após a reforma de financiamento de 2017. Sete das 13 cidades reduziram os investimentos governamentais em serviços e programas de atenção primária neste cenário. Embora a diferença geral tenha sido de -0,7%, os cortes orçamentários variaram de 1,2% a 10,8% no período e amostra analisados. Mais estudos devem avaliar esses eventos em áreas amplas e com longos intervalos de tempo. Destaca-se que esta produção está vinculada ao projeto institucional “Processos organizacionais e ferramentas gerenciais aplicadas na gestão do cuidado em saúde e enfermagem”.
Investigating the Knowledge of Basic Health Care Professionals on Organ Donation in Municipalities in Maranhão, Brazil (2020) – INTERNATIONAL JOURNAL OF SCIENCE RESEARCH & METHODOLOGY – A4 323 visualizações, SJR 2020 – 6,418, de autoria de Ana Cassia Martins Ribeiro Cruz, orientado pela Profª Drª Ana Maria Fernandes Pitta, Co-orientado pela Profª Drª Flor de Maria Araújo Mendonça Silva e pela Profª Drª Barbara Pompeu Christovam, sendo fruto de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Saúde Programas e Serviços, da Universidade Ceuma, São Luiz – Maranhão em parceria com o MPEA. O artigo possui coerência com a AC “Processos de Cuidar em Enfermagem” e LP B – Tecnologia, Inovação e Gestão do Processo de Cuidar em Saúde, pois objetivou investigar o conhecimento dos profissionais da atenção primária à saúde (APS) sobre doação de órgãos para transplantes. O estudo concluiu que, a falta do conhecimento muitas vezes cria incertezas e inseguranças. Os profissionais deste estudo não demonstraram confiança no processo de doação de órgãos, e isso se reflete na população. A atuação do profissional de saúde da atenção básica, como elo direto na promoção da educação em saúde sobre doação de órgãos, torna-se relevante para aprimorar conhecimentos e minimizar medos. Destaca-se que esta produção está vinculada ao projeto institucional “Processos organizacionais e ferramentas gerenciais aplicadas na gestão do cuidado em saúde e enfermagem”.
PTT – 2018 a 2022
A Profª Drª Barbara Pompeu Christovam vem representando o Brasil na Rede Internacional de Gestão do Cuidado de Enfermagem (http://riesweb.site/redes/rigce/), como Coordenadora Nacional desde a criação da rede em 2010. Dentre as atividades realizadas pela Rede destaca-se as áreas de política e gestão, cujas ações estão voltadas para gerenciar leis e regulamentos sobre segurança do paciente, colaboração na definição de padrões de ensino de enfermagem, recriação de estilos de gestão do cuidado, estudos de pessoal, contribuição para o conhecimento e gestão da migração de enfermeiros.
O livro intitulado Indicadores de Gestão do Capital Humano de Enfermagem – Construção de um software de Gestão, fruto da dissertação de mestrado com o mesmo título, pelo Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial – MPEA, de autoria de Tony de Oliveira Figueiredo foi orientado pela Profª Drª Barbara Pompeu Christovam. Este livro se propõe a colaborar com gestores do SUS, na medida em que se torna imperativo conhecer a qualidade do capital humano de enfermagem nos serviços de saúde, ao ponto que se possa ser medido e trabalhado em forma de dados. Acredita-se que a sistematização dessas informações permita analisar e subsidiar as melhores práticas e tomadas de decisão no que tange ao planejamento, organização, coordenação e avaliação dos profissionais de enfermagem, podendo constituir importante base de dados/evidências para pesquisas e para fundamentação da prática gerencial. Neste contexto, este produto possui coerência com a AC “Processos de Cuidar em Enfermagem” e LP B – Tecnologia, Inovação e Gestão do Processo de Cuidar em Saúde. Destaca-se que esta produção está vinculada ao projeto institucional “Processos organizacionais e ferramentas gerenciais aplicadas na gestão do cuidado em saúde e enfermagem”.
O produto Algoritmo utilizando o ângulo de fase, medido por bioimpedância, como biomarcador para estimar o risco de desenvolvimento de lesão por pressão, de autoria de Rodrigo França Mota orientado pela Profª Drª Barbara Pompeu Christovam trata-se de um algoritmo que irá auxiliar o enfermeiro na tomada de decisão inerente ao gerenciamento preventivo do cuidado de enfermagem voltado à prevenção das LPPs, onde serão utilizados os marcadores biológicos do AF medidos pela BIA para classificar o risco alto, moderado ou baixo de desenvolvê-las. A utilização do produto proposto nesse estudo vai instrumentalizar o profissional enfermeiro, de modo que ele possa predizer o risco de desenvolver LPP e assim poder gerenciar o cuidado necessário preventivo. Isso impactará não só na qualidade de vida do paciente, pois terá eficácia das intervenções quando realizadas precocemente, mas também na redução dos custos hospitalares, pois intervindo de modo preventivo as lesões não abrirão ou não avançarão de modo que precisem de intervenções mais sofisticadas e caras. Este produto é fruto da dissertação de Mestrado do Programa Profissional em Enfermagem Assistencial – MPEA, intitulado “Ângulo de fase como biomarcador para estimar o risco de desenvolvimento de lesão por pressão: Estudo transversal, demonstrando possui coerência com a AC “Processos de Cuidar em Enfermagem” e LP B – Tecnologia, Inovação e Gestão do Processo de Cuidar em Saúde. Destaca-se que esta produção está vinculada ao projeto institucional “Processos organizacionais e ferramentas gerenciais aplicadas na gestão do cuidado em saúde e enfermagem”.
O produto Notificação de Eventos Adversos e o Uso de Ferramentas de Qualidade, trata-se de capítulo do livro Cuidado de Enfermagem em Ambiente Hospitalar: recursos éticos, gerenciais e assistenciais. 1ed.Curitiba: CVR, 2022, v. 1, p. 221-234, de autoria das docentes Drª Érica Brandão de Moraes e Drª Barbara Pompeu Christovam em conjunto com seus egressos Camila Magalhães e Lucas Rodrigo Garcia de Mello (Profª Drª Barbara Pompeu Christovam) e Janillê Araújo (Profª Drª Érica Brandão de Moraes)