ANA PAULA AMORIM MOREIRA
Em 2022 a DP Ana Paula Amorim Moreira em conjunto com a egressa Ana Claudia Pinheiro Machado produziram o artigo intitulado “O enfermeiro na hemoterapia – a gestão do cuidado na doação de plaquetas” no periódico Hematology Transfusion And Cell Therapy (JCR=2,1; CiteScore=2,4). Tal produção bibliográfica é oriunda da dissertação de mestrado da egressa que elaborou um instrumento para a gestão do cuidado no processo de doação de plaquetas por aférese em um hemocentro regional situado no Hospital Universitário Antônio Pedro. A referida produção possui coerência com a AC “Processos de Cuidar em Enfermagem” e LP B – Tecnologia, Inovação e Gestão do Processo de Cuidar em Saúde, pois a partir da elaboração de um instrumento para monitoramento do processo de doação de plaquetas por aférese pautado nas melhores práticas da gestão do cuidado baseado nas três dimensões da qualidade por Donabedian pôde porporcionar impacto na qualidade da gestão do cuidado durante o processo de doação de plaquetas por aférese demonstrando como a gestão eficaz desse processo é vital para a saúde pública.
Em 2022 a DP junto com o egresso Welliton Pestana Faria produziram um algoritmo para gestão do manejo de vias aéreas com máscara laríngea por enfermeiros no atendimento pré hospitalar, produto fruto da dissertação intitulada Gestão do cuidado durante o suporte avançado de vias aéreas no atendimento pré hospitalar: algoritmo para tomada de decisão que está registrado na Câmara Brasileira do Livro Tal produção tecnológica possui extrema articulação com a LP B – Tecnologia, Inovação e Gestão do Processo de Cuidar em Saúde, pois se trata de uma inovação tecnológica capaz de nortear a gestão do cuidado do enfermeiro para tomada de decisão impactando diretamente na qualidade assistencial, segurança do paciente e otimização dos desfechos clínicos.
No ano de 2021 publicou o artigo “Núcleo segurança do paciente: perfil dos recursos humanos no cenário brasileiro” na revista científica Acta Paulista de Enfermagem (JCR= 1,027; CiteScore= 0,8) em co autoria com o doutorando Lucas Rodrigo Garcia de Mello do programa acadêmico e docentes do programa profissional e de outras universidades. A publicação tem aderência à AC “Processos de Cuidar em Enfermagem” e LP B – Tecnologia, Inovação e Gestão do Processo de Cuidar em Saúde, pois objetivou caracterizar o perfil dos profissionais que atuam nos Núcleos de Segurança do Paciente e analisar se existem variáveis correlacionadas à aplicação de ferramentas de investigação de eventos adversos em 24 hospitais públicos e privados, que possuem Núcleos de Segurança do Paciente, das regiões Sudeste, Centro Oeste, Nordeste e Sul. O artigo concluiu que os enfermeiros são os profissionais que mais atuam nos NSP, liderando o processo de investigação de eventos adversos. Destaca-se que esta produção está vinculada ao projeto institucional “Processos organizacionais e ferramentas gerenciais aplicadas na gestão do cuidado em saúde e enfermagem”.
Em 2020 a DP publicou o artigo intitulado “Erros de manuseio na bomba de infusão convencional e smart pump: revisão sistemática com metanálise” em conjunto com docentes de outras universidades, na Revista da Escola de Enfermagem da USP (JCR=0,9). O artigo identificou as evidências científicas acerca da frequência de erros no manuseio das bombas de infusão convencional e smart pump na terapia insulínica intravenosa em unidades de cuidados intensivos. A publicação nos faz refletir sobre a importância da avaliação de tecnologias e saúde, mais especificamente, a usabilidade dos equipamentos médico-hospitalares e sua estreita relação com a segurança do paciente, o que possui total coerência com a AC “Processos de Cuidar em Enfermagem” e LP B – Tecnologia, Inovação e Gestão do Processo de Cuidar em Saúde.
Ainda em 2020 a DP participou de uma mesa redonda com a mestranda Denise Boaretto intitulada “Sensibilização e Capacitação em Biossegurança no Enfrentamento da COVID – 19 ‘Biossegurança em Ambiente Hospitalar”. Tal produção técnica foi realizada no período pandêmico e serviu para orientar diversas insituições de saúde de como gerenciar os processos neste período, o material encontra-se disponível no site da Universidade Federal Fluminense e pode ser acessado por meio do link: http://www.uff.br/?q=events/sensibilizacao-e-capacitacao-em-biosseguranca-no-enfrentamento-da-covid-19-biosseguranca-em