JULIANA DE MELO VELLOZO PREIRA TINOCO

Produção 01 – Artigo – 2021

A DP, em 2021, publicou um dos produtos de sua tese de doutorado, com o artigo denominado “Efetividade da educação em saúde no autocuidado e adesão de pacientes com insuficiência cardíaca: metanálise”, na Revista Latino-Americana de Enfermagem (JCR=1,8,CiteScore=2,5). Este avaliou na literatura a efetividade das intervenções de educação em saúde na adesão e autocuidado ao tratamento de pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica. Foram selecionados estudos que comparavam intervenções de educação em saúde com o cuidado usual para avaliar os desfechos de adesão e autocuidado. A relevância do estudo está na utilização de um método com alto rigor científico, com recomendação para que instituições públicas de atenção básica e/ou especializada acrescentem a visita domiciliar conjugada com consulta telefônica em fluxos de atendimento locais em sistemas de referência e contra referência no acesso ao paciente com IC atendido pelo SUS. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518.8345.4281.3389.

Produto 02 – Artigo – 2021

A DP publicou como coautora do artigo “Fatores de risco para doença arterial coronariana em estudantes de enfermagem”, na Revista Brasileira de Enfermagem (JCR=1,3, CiteScore=1,5 O estudo, observacional e transversal, identificou os principais fatores de risco para doença arterial coronariana, observados nos estudantes de enfermagem. Os fatores de risco cardiovasculares mais relevantes foram consumo de bebida alcoólica 62 (56,4%), história familiar de Doença Arterial Coronariana 35 (31,8%), hábitos alimentares ruins (49,5%) e estresse, cujo domínio “Formação Profissional” recebeu a maior média, com 11,62±3,42 pontos. A produção foi relevante por se aproximar da AC Processos de Cuidar em Enfermagem, LP Cuidado de Enfermagem para os Grupos Humanos. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0824.

Produção 03 – Artigo –  20.

Em 2021, a DP publicou outro produto de sua tese de doutorado, o artigo intitulado “Associação entre sintomas depressivos e qualidade de vida em pacientes com insuficiência cardíaca ambulatoriais e hospitalizados”, na Revista da Escola de Enfermagem da USP (JCR =0,9, CiteScore=1,2). O estudo, observacional e transversal, demonstrou que pacientes hospitalizados tiveram piores sintomas depressivos e qualidade de vida, sendo esta mais afetada na dimensão física naqueles com sintomas depressivos moderados/graves. A produção foi relevante para a AC Processos de Cuidar em Enfermagem, LP Cuidado de Enfermagem para os Grupos Humanos, porque a estimativa da prevalência de SD e QV é fundamental para que os efeitos sobre intervenções sejam medidos e que sejam encaminhados a uma abordagem especializada aqueles indivíduos que não respondem às abordagens multifacetadas propostas no tratamento para insuficiência cardíaca. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019030903686.

Produção 04 – Artigo – 2022

O artigo publicado em 2022 apresenta grande aderência a LP e AC do programa. Intitulado “Mapeamento cruzado dos diagnósticos e intervenções de enfermagem na insuficiência cardíaca descompensada”, e publicado na Revista Gaúcha de Enfermagem (JCR =0,2,CiteScore=1,3), o estudo mapeou os termos registrados em prontuários de pacientes com insuficiência cardíaca descompensada para diagnósticos e intervenções de enfermagem da NANDA Internacional e Classificação de Intervenções de Enfermagem. Através de um estudo observacional transversal, os diagnósticos de enfermagem mapeados mais frequentes foram: risco de infecção (74,8%), débito cardíaco diminuído (55,1%) e volume de líquidos excessivo (49,5%). As intervenções foram: monitoração de sinais vitais (79,4%), monitoração hídrica (72,9%) e posicionamento (52,3%). O estudo contribuiu para a qualidade do registro de enfermeiros e segurança do paciente. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20200400.pt.

Produto 05 – Produção Técnica – 2022

A DP desenvolveu, com sua coorientanda de mestrado, Maryanna Andrade, o “Protocolo Assistencial de Enfermagem no Pós operatório Imediato de Cirurgia Cardíaca. Trata-se de um guia para enfermeiros de unidades cardiológicas, que subsidia a implementação do Processo de Enfermagem pautado em evidências científicas e em sistemas de linguagem padronizada de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem. O mesmo é um produto tecnológico com potencial para impactar resultados em saúde através da melhoria da qualidade, subsidiando o julgamento e a tomada de decisões clínicas e favorecendo a segurança do paciente e a qualidade da assistência. A inovação está em se adaptar a softwares que utilizam sistemas de linguagem padronizada. Por esses motivos, o protocolo tem total aderência e relevância para a AC Processos de Cuidar em Enfermagem, LP Cuidado de Enfermagem para os Grupos Humanos. O produto está disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721198. 

Translate »
Skip to content