Saiu no último dia 29/12/2022 a lista preliminar do Qualis Periódicos.

Foram atribuídos à Enfermagem, como Área-mãe, 396 periódicos para classificação segundo Qualis Referência. Assim, a Enfermagem ficou responsável pela classificação destes 396 periódicos, sendo que em 303 periódicos foi área-mãe soberana.

Esses foram classificados por meio de metodologia que considera indicadores objetivos e um modelo matemático de regressão.

Os indicadores utilizados foram:

• CiteScore (base Scopus),
  • Fator de Impacto – FI (base Web of Science – Clarivate)
  • h5 (base Google Scholar).

Para cada periódico, foi verificado o valor do indicador e o percentil, dentro de cada categoria de área. Nos casos em que o periódico possuía Cite Score e/ou FI, foi considerado para fins de estratificação o maior valor de percentil entre eles. Nos casos em que o periódico não possuía Cite Score e/ou FI, foi verificado o valor do índice h5 do Google.

Em seguida usou-se um modelo matemático: o estrato de referência foi calculado por intervalos iguais (12,5%) do percentil final, resultando em 8 classes com os seguintes recortes:

1. 87,5 define valor mínimo do 1o estrato (A1).
  2. 75 define valor mínimo do 2o estrato (A2).
  3. 62,5 define valor mínimo do 3o estrato (A3).
  4. 50 define valor mínimo do 4o estrato (A4).
  5. 37,5 define valor mínimo do 5o estrato (B1).
  6. 25 define valor mínimo do 6o estrato (B2).
  7. 12,5 define valor mínimo do 7o estrato (B3).
  8. Valor máximo do 8o estrato inferior a 12,5 (B4).

E temos ainda as revistas classificadas como C: 5 periódicos foram classificados como “C” por constituírem periódicos com política editorial considerada inadequada pela Área e, posteriormente, quando foi solicitada a avaliação de glosas, outro periódico nessa situação foi identificado, sendo classificado da mesma maneira; permaneceram com “C” outros 24 periódicos, pois não constavam de nenhuma das três bases utilizadas e houve a informação de três periódicos que, após análise da Comissão, foram classificados como “Não Periódicos” (NP).

Mas para que serve o QUALIS?

Importante entender para que realmente serve o Qualis – PARA AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DA PRODUÇÃO DE ALTO IMPACTO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO.

A1=100

A2= 85

A3=70

A4=60

B1=50

B2=35

B3=20

B4=10

Por exemplo:

O Qualis 2017-2020 foi realizado com base no que os coordenadores de programas de pós-graduação informaram nos relatórios Sucupira da produção informada coletada dos pesquisadores docentes de programas de pós-graduação. Portanto:

• se o professor não estiver no programa e publicar em uma revista de alto impacto não estará nessa lista!
  • Ou se nenhum pesquisador publicar em uma revista altamente qualificada ela também não estará na lista!
  • E a lista é sempre referente aos quatro anos passados, e muitas revistas podem mudar em 4 anos!

A cada ciclo de 4 anos os programas somam a pontuação de publicação por docente; docente junto com orientando; e do programa isso confirma o credenciamento do docente, a qualidade da dissertação do aluno e, consequentemente do programa.

MAS RESSALTA-SE o Qualis NÃO ESTÁ INDICADO como parâmetro de escolha dos alunos e docentes de pós-graduação para onde SUBMETER SEU MANUSCRITO, pode ser que na próxima listagem Qualis o periódico possa ser classificado diferentemente.

Por isso RECOMENDA-SE o uso dos seguintes critérios para escolha de um periódico para publicação de sua dissertação/tese:

1) escopo da revista atende ao tema de seu estudo?

2) essa revista dará potencial de citação do seu artigo? Ou seja, ela é bem consumida pelos leitores que você deseja que acessem seu manuscrito;

3) certifique a periodicidade da revista, ela está com números atrasados? O site tem atualizado os indicadores bibliométricos? Os valores que a revista indicou batem com os valores dos sites do Google acadêmico para o H5, ou Cite Score ou da base Web of Science? Se sim parece bem confiável essa revista!

4) consulte a lista do Qualis periódico anterior para ter uma ideia da classificação do Quadriênio anterior 2017-2020, mas que saiba, as revistas também estão como nos pesquisadores e estudantes de pós-graduação correndo atras de atender indicadores de qualidade editorial para subir os índices e ou aplicar e atender os critérios para entrar nas bases. Portanto, pode ser que suba, mantenha ou rebaixe, vamos analisar todas as possibilidades, investir em diferentes periódicos, evitar endogenias e aumentar as probabilidades de uma boa avaliação do seu currículo e do programa ao qual recebeu a titulação.

Um programa profissional com alta produção bibliográfica e técnica é um programa nota 5!

Por isso é tão importante o cuidado para onde publicamos nossas dissertações MPEA e onde aplicamos nossos produtos, se eles realmente impactam e mudam a prática de enfermagem!

Saiba mais em:

Translate »