INTERNACIONALIZAÇÃO

A Superintendência de Relações Internacionais (SRI) atua desenvolvendo e estimulando as políticas de internacionalização da Universidade Federal Fluminense. Com uma atitude proativa, as políticas vão desde o estabelecimento de convênios de cooperação com Universidades e entidades estrangeiras à gestão da Mobilidade de alunos da UFF para Universidades estrangeiras, bem como de alunos estrangeiros para a UFF.

Portanto, a SRI trabalha em sintonia com as Pró-Reitorias e Superintendências, na construção de um projeto comum de Internacionalização da Universidade que perpassa órgãos, docentes, discentes e técnicos. No tocante ao ensino de idiomas, viés importante da internacionalização, a SRI trabalha em consonância com o Instituto de Letras na gestão do Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras (Pule) e do programa Idiomas sem Fronteiras, ao qual os alunos do MPEA têm acesso, mediante o pagamento de uma taxa especial para alunos de pós-graduação, assim são estimulados a realizarem o curso de línguas.

Portanto, juntamente com a SRI, estabelecemos como políticas de internacionalização do MPEA:

– Possibilitar a mobilidade de alunos da UFF interessados em estudar em Universidades estrangeiras;

– Proporcionar a mobilidade de alunos de instituições estrangeiras que possuam interesse em estudar na UFF;

– Estabelecer acordos de cooperação internacional com o intuito de promover a mobilidade de discentes, docentes e técnico-administrativos;

– Oferecer assessoria a docentes interessados em estabelecer acordos de cooperação internacionais;

– Fornecer assistência aos alunos estrangeiros e auxílio em relação aos trâmites internos da UFF;

– Gerenciar projetos relativos à área de Relações Internacionais;

– Estimular a participação dos alunos do MPEA nos cursos de idiomas estrangeiros promovidos pelo Pule;

– Possibilitar o acesso à habilitação do idioma Português para Estrangeiros (PLE);

– Estabelecer articulação com instituições universitárias estrangeiras e organizações internacionais;

– Incentivar a publicação científica de alta qualidade e de abrangência internacional;

– Trabalhar na institucionalização das ações de internacionalização das diferentes instâncias universitárias, tendo como ações prioritárias para 2019 a oferta de disciplinas em língua inglesa, e a visibilidade dos programas na página da SRI em diferentes idiomas e com o detalhamento dos projetos atrativos para alunos estrangeiros.

Portanto, o MPEA está alinhado à política abrangente da instituição para a internacionalização da UFF, trabalhando em conjunto para o atendimento das metas e para a ampliação da visibilidade do programa no âmbito internacional. E, atualmente, o que mais tem-se conseguido atingir são as publicações internacionais que vêm aumentando a cada ano, ações de intercâmbio entre docentes, e a participação em eventos internacionais, como detalha-se a seguir:

1 – Docentes que integram alguma rede internacional de ensino, pesquisa, extensão, arte

O MPEA tem avançado nas ações de internacionalização mantendo notável integração com importantes redes internacionais, que cooperam para a excelência da qualificação do Mestrado Profissional de Enfermagem, num âmbito também transdisciplinar, o que é possível através do empenho de docentes inclusive em outros continentes:

Barbara Pompeu Christovam

Rede Internacional de Gestão do Cuidado da OPAS/OMS; abrangendo várias; Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai ; início 2012.

Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira

Grupo Tordesillas, e também Rush University Medical Center. Eliane Ramos Pereira – Membro da Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería. Membro da Rede Nurses Christian Fellowship International NCFI. Membro da Red de Enfermeríaen Cuidado Espiritual, Peru. Grupo de pesquisa “Aspectos Psicosociales y Transculturales de la Salud y la enfermedad” na Facultad de Ciencias de la Salud, na Universidad de Granada, España, desde 2017.

Enéas Rangel Teixeira

 Membro da Rede Latinoamericana de cuidado ao paciente crônico e a família. Eny Dórea Paiva- Ryerson University, Toronto, Canadá. Inicio novembro de 2018, término outubro de 2019.

Érica Brandão de Moraes

Sociedade Internacional de Estudo da Dor – IASP.

Liliane Faria da Silva

Rede de Enfermagem Saúde Infantil RED ENSI.

Paula Vanessa Peclat Flores

Clínica Multidisciplinaria de Insuficiencia Cardíaca;  Universidad de La Republica Uruguay/Hospitaal de Clínicas Manual Quintela; Uruguay; Período: julho à dezembro de 2017.

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva

Membro da Rede Ibero-americano investigação em Educação em Enfermagem RIIEE. Rede em Perú e México. Desde 2015; Grupo de pesquisa no México “cuidado multidisciplinario a grupos vulnerables” na Universidad del Papaloapan. Oaxaca, México; Grupo de pesquisa núcleo Investigación en Enfermería de Cuidado Espiritual, Perú. Grupo de pesquisa “Aspectos Psicosociales y Transculturales de la Salud y la enfermedad” na Facultad de Ciencias de la Salud, na Universidad de Granada, España, desde 2017.

Rosimere Ferreira Santana

Red De Enfermería En Salud Del Adulto Mayor (RED ESAM) Las Redes Internacionales de Enfermerías on la estrategia de articulación y cooperación técnica entre enfermeros, con el objetivo de fortalecer los sistemas nacionales de salud y los recursos humanos enenfermería. Se basa en el supuesto que la educación de las enfermeras, la investigación y el mejor amiento continuo de la práctica constituyen dimensiones fundamentales para la implementación de políticas públicas que atiendan a las necesidades de salud de la población. Las Redes Internacionales de Enfermerías on coordinadas por la Red Internacional de Enfermería (RIE).

Dra. Zoila Leiton Espinoza

RED-ESAM Internacional Lic.

Cecilia Rossi

RED-ESAM – Argentina

Dra. Rosalina A. Partezani Rodrigues

RED-ESAM – Brasil

Mgtr. Elizabeth Fajardo Ramos

RED-ESAM – Colombia

Mgtr. Caridad Llanes Betancourt

RED-ESAM – Cuba

Dra. Doris Sequeira Daza

RED-ESAM – Chile

MGTR. Germania Vargas

RED-ESAM – Ecuador

MGTR. Aurora Felix

RED-ESAM – México

Dra. Sofia Lavado Huarcaya

RED-ESAM – Perú MGTR.

Marialcira Quintero

RED-ESAM – Venezuela.

Barbara Pompeu Christovam

Rede Internacional de Gestão do Cuidado da OPAS/OMS; abrangendo várias; Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai ; início 2012.

Barbara Pompeu Christovam

Rede Internacional de Gestão do Cuidado da OPAS/OMS; abrangendo várias; Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai ; início 2012.

2 – Parcerias em ensino, pesquisa, extensão e orientação em países com menor grau de desenvolvimento na pós-graduação

Eliane Ramos Pereira

Supervisão de estágio de pós-doutorado da Profª Amélia Morillas Bulnes, da Universidad Nacional de Trujillo, UNT, Peru. Supervisão de estágio de pós-doutorado da Profª Sônia Olinda Velasquez Rondon, da Universidad Nacional de San Augustín, UNSA, Perú. Parceria de coorientação em desenvolvimento de Investigación Cualitativa, junto ao grupo de pesquisa e em bancas examinadoras de defesa de Tesisen Posgrado en Enfermería das universidades de UNT e UNSA.

Enéas Rangel Teixeira

Prof.ª Clémence Dallaire, em Ciências da Enfermagem, Epistemologia; Universidade de Laval em Quebec Canadá, Atividade de pós-doutorado.  

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva

Atividade de orientação de Estágio pós-doutoral na Universidade Nacional de Trujillo/Perú; Na Universidad del Papaloapan. Oaxaca parceria de pesquisa fenomenológica com grupos vulneráveis. Período 2015-dias atuais.

3 – Participação em grupo de pesquisa no exterior

Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira

a. Prof Glenn T. Stebbins b. Movement Disorders c. Rush Universty d. Estados Unidos e. Inicio em 2019 – Projeto em Andamento.

Eliane Ramos Pereira

Pesquisadora Profa Amélia MorillasBulnes, líder do Grupo de Pesquisa Núcleo InvestigaciónenEnfermería de Cuidado Espiritual, nas universidades de UNSA; UNT, Perú, A partir de 2015. Grupo de pesquisa “Aspectos Psicosociales y Transculturales de la Salud y la enfermedad” na Facultad de Ciencias de la Salud, com Profa. María Paz Garcia-Caro, na Universidad de Granada, España, desde 2017.

Pesquisadora Profa.Berenice Juan-Martínez

Grupo de pesquisa “Cuidado multidisciplinario a grupos vulnerables” na Universidad del Papaloapan. Oaxaca, México.

Enéas Rangel Teixeira

Prof.ª Clémence Dallaire ;Ciências da Enfermagem, Epistemologia; Universidade de Laval em Quebec Canadá 22/10/2018 a 7/5/2019.

Paula Vanessa Peclat Flores

Pesquisador: Pablo Rocha Alvarez; Grupo de Pesquisa: Clinica Muldisciplinaria em Insuficiencia Cardiaca; da Universidad de La Republica Uruguay/Facultad de Medicina; Uruguay/Montevideo; Período: julho à dez de 2017.

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva

1- Líder do Grupo: Berenice Juan-Martínez Universidad del Papaloapan, Oaxaca, MéxicoGrupo de pesquisa no México “cuidado multidisciplinario a grupos vulnerables-” ;

2- Grupo de pesquisa núcleo es Investigación en Enfermería de Cuidado Espiritual, si tiene resolución de formación no Perú UNSA; UNT e UNTUMBES.

3- Líder do Grupo: M.Paz García-Caro Grupo de pesquisa “Aspectos Psicosociales y Transculturales de la Salud y la enfermedad” na Facultad de Ciencias de la Salud, na Universidad de Granada, Espanha, desde 2017.

Translate »
Skip to content