DISSERTAÇÕES DESTAQUES

FATORES DE RISCO PARA DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM RISCO DE GLICEMIA INSTÁVEL EM GESTANTES - INSTRUMENTO DE CLASSIFICAÇÃO ESTUDO CASO CONTROLE.

Egresso: GRASIELA MARTINS BARROS
Docente: ANA CARLA DANTAS CAVALCANTI

Trata-se de um estudo original e de alta relevância para o desenvolvimento científico e de inovação na Enfermagem. Através de um delineamento observacional, tipo caso-controle, conduzido com alto rigor metodológico, o estudo identificou os fatores de risco para o diagnóstico de enfermagem “Risco de Glicemia Instável”, da classificação de diagnósticos de enfermagem da NANDA-Internacional (Associação Internacional de Diagnósticos de Enfermagem da NANDA). Possui alto potencial de impacto, visto ter modificado uma classificação internacional e o processo de julgamento clínico sobre o referido diagnóstico.
Os resultados do estudo foram encaminhados para a NANDA-I como uma proposta de modificação nos fatores de risco para o Diagnóstico Risco de Glicemia Instável. O produto originário desta dissertação consiste na modificação do DE Risco de Glicemia Instável na Classificação Internacional de Diagnósticos de Enfermagem da NANDA-I. O livro foi publicado na língua inglesa em janeiro de 2021. Em agosto de 2021 será lançado no Congresso Brasileiro de Enfermagem a versão em português. Além disso, houveram três artigos científicos publicados a partir do estudo realizado. O estudo recebeu o prêmio de melhor trabalho no evento de abrangência nacional SINADEN/ABEn. Com o estudo o avanço da construção de um corpo próprio de conhecimento da enfermagem , reverberando na solidificação do sistema de linguagem padronizada de diagnósticos de enfermagem. Total de 914 download no repositório da UFF desde 23 de março de 2017.

Produtos:
1. BARROS, GRASIELA MARTINS; FIGUEIREDO, LYVIA DA SILVA ; SOUZA, PRISCILLA ALFRADIQUE DE ; SOUZA,
BEATRIZ PAIVA E SILVA DE ; FERREIRA, HELEN CAMPOS ; CAVALCANTI, ANA CARLA DANTAS . Risk factors for
constant glycemic variability in pregnant women: a case-control study. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, v. 73, p. 1-7, 2020.

2. BARROS,GM; GUIMARAES, T. M. L. ; FIGUEIREDO, L. S. ; LOPES, M. V. O. ; FERREIRA, H. C. ; CAVALCANTI, ACD . Idade como fator de risco para diabetes mellitus gestacional/ Age as a risk factor for gestational diabetes mellitus. CIÊNCIA, CUIDADO E SAÚDE (ONLINE), v. 18, p. 1-8, 2019

3. BARROS,GM; FERREIRA, H. C. ; CAVALCANTI, ACD . Perfil sociodemográfico das gestantes com diabetes gestacional: estudo transversal. SAÚDE COLETIVA (BARUERI), v. 1, p. 1000-1005, 2018.

4. SUBMISSÃO DO PROTÓTIPO A NANDA-I DE REVISÃO DO DIAGNÓSTICO “RISCO DE GLICEMIA INSTÁVEL”
EM 2020 E PUBLICAÇÃO DA REVISÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM EM 2021.

ANÁLISE DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO DE TECNOLOGIAS DE BANHO NO LEITO EM PACIENTES ADULTOS EM UNIDADES CARDIOINTENSIVAS

Egresso: SILVIA REGINA MARTINS DOS SANTOS
Docente: DALMO VALERIO MACHADO DE LIMA

As avaliações econômicas em saúde são fundamentais para assegurar o uso racional dos recursos financeiros. A Enfermagem, enquanto prática profissional e ciências em construção, se beneficia pela criação de ferramentas que possibilitem calcular os custos associados às intervenções de enfermagem.
Além das melhores evidências científicas, discutir os custos a elas associados também é necessário. Além de promover o cálculo das várias modalidades da intervenção “Banho no leito”, o projeto disponibilizou ainda uma ferramenta que pode auxiliar os gestores na contabilização destes custos, o que otimiza a gestão e direciona para as melhores práticas. A pesquisa avança sobre uma área pouco explorada e apresenta um produto tecnológico inovador para a gestão em enfermagem. A pesquisa foi originada a partir de um amplo projeto de pesquisa intitulado: “Análise do padrão hemodinâmico e o impacto dos tipos de banho no leito em uma unidade cardiointensiva: estudo descritivo”. Total de 220 download no repositório da UFF desde 30 de agosto de 2018.

Produtos:
1.SANTOS, S. R. M. Análise de custo de três diferentes tecnologias de banho no leito. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online), 2019

DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM SÍNDROME DE TERMINALIDADE: VALIDAÇÃO CLÍNICA EM CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLÓGICOS

Egresso: ANTONIA RIOS ALMEIDA
Docente: ROSIMERE FERREIRA SANTANA

Justificativa: A dissertação selecionada disponibiliza para comunidade científica da enfermagem um novo Diagnóstico de Enfermagem, “Síndrome de Terminalidade”, validado clinicamente e, portanto, disponível para a utilização diária na prática profissional. O trabalho apresenta consistente relevância científica e inova na medida em que ainda são poucos os trabalhos com tão extensa e consolidada validação clínica. A repercussão que o mesmo poderá causar nos cenários de prática que atendem aos pacientes em cuidados em fim de vida, instrumentalizando os enfermeiros para ações mais direcionadas ao referido diagnóstico, contribuindo para maior
efetividade das intervenções necessárias. Traz um problema intrinsecamente associado à prática e com um exímio caminho metodológico apresenta uma produção inquestionável capaz de gerar impacto direto na assistência prestada. Sua submissão a Associação NANDA – I, eleva a abrangência de impacto da produção para níveis mundiais. O estudo foi premiado em dois eventos de abrangência nacional. Além disso, possui três artigos publicados relacionados a dissertação.
Total de 461 download no repositório da UFF desde 10 de julho de 2019.

Trabalho Premiado na categoria Projeto de Pesquisa – DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM SÍNDROME DA TERMINALIDADE: VALIDAÇÃO CLÍNICA, 1°Colóquio Internacional dos Programas Profissionais de Pós-graduação em En, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. 2019

Terceiro lugar do evento da II Mostra de Produtos do MPEA, II Mostra de Produtos do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial, ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA- UFF. 2017

Cinco melhores da I Mostra de Produtos do MPEA, I Mostra de Produtos do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial. ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA-UFF.

E Cabe destacar que a aluna continuou seus estudos atualmente é doutorando no PACCS, está no apoio a educação continuada no INCA e atuando como preceptora na Residencia
multiprofissional, e como orientadora dos TCC, fruto no desenvolvimento profissional e cientifico no MPEA, Link lattes: http://lattes.cnpq.br/7913591294344610

Produtos:
1. ALMEIDA, A. R.; SANTANA, R. F. ; PASSARELLES, D. A. ; SILVA, D. E. S. OCORRÊNCIA DO DIAGNÓSTICO DE SÍNDROME DE TERMINALIDADE EM PACIENTES ONCOLÓGICOS. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN, v. 11, p. 50-56, 2019.

2. SANTANA, ROSIMERE FERREIRA; ALMEIDA, ANTONIA RIOS ; PASSARELES, DAYANA MEDEIROS DO AMARAL . Nursing diagnoses in oncology palliative care: integrative review. Enfermería Global, v. 18, p. 579-611, 2019.

3. PASSARELLES, D. A. ; SANTANA, R. F. ; ALMEIDA, A. R. ; SILVA, D. E. S. Diagnóstico de enfermagem Síndrome de terminalidade em idosos com demência avançada: mapeamento cruzado. REVISTA ENFERMAGEM UERJ, 2020.

4. SILVA, D. E. S. ; SANTANA, R. F. ; ALMEIDA, A. R. ; PASSARELLES, D. A. DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM SÍNDROME DE TERMINALIDADE: ANÁLISE DE CONTEÚDO. REBEN -REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, 2020

EFEITO DA BOLSA COM VÁLVULA DE IRRIGAÇÃO NO PADRÃO DO DESCONFORTO DA PESSOA COLOSTOMIZADA: ESTUDO QUASE EXPERIMENTAL

 Egresso: BIANCA LEAL REIS
Docente: EUZELI DA SILVA BRANDAO

A profa Euzeli teve patente reconhecida no trabalho desenvolvido com a mestranda Bianca Leal Reis intitulada Efeito da bolsa com válvula de irrigação no padrão do desconforto da pessoa colostomizada: estudo quase experimental, defendida em 2020 (https://app.uff.br/riuff/handle/1/16661?mode=full), trata da problemática do câncer colorretal e as doenças inflamatórias, obstruções e traumas intestinais são as principais causas da confecção de estoma intestinal. Na tentativa de minimizar o desconforto provocado pela exteriorização no abdômen de uma parte do intestino grosso para eliminação de fezes e gases, foi proposto o uso de uma válvula de irrigação acoplada à bolsa de colostomia. Essa pesquisa teve por objetivo de verificar o efeito da bolsa com válvula de irrigação no padrão de desconforto da pessoa colostomizada. A avaliação do padrão de desconforto foi realizada antes da intervenção (T0), com o uso da bolsa de colostomia tradicional e após intervenção (T1), com o uso da bolsa com válvula de irrigação. Foram selecionados na pesquisa 30 participantes registrados no banco de dados de um centro municipal de reabilitação, atendendo aos critérios de inclusão e exclusão. A pesquisa foi autorizada conforme parecer consubstanciado CAAE: 17566319.5.3001.5279 do Comitê de Ética do Hospital Universitário Antônio Pedro e pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Ao final, os dados comprovaram que houve redução no padrão de desconforto com o uso da bolsa de colostomia com válvula de irrigação na bolsa de colostomia. Essa pesquisa teve então como produto a bolsa de colostomia com válvula de irrigação, validada seguindo todo o rigor metodológico científico. Trata-se de um produto com alto teor de inovação, pois acrescenta uma funcionalidade importante a um produto já consagrado na prática assistencial. O produto também é resultado de pesquisa aplicada, e sujeito a patente. Os benefícios tem potencial para a sociedade, através do uso da bolsa de colostomia com válvula de irrigação, pois diminuirá o desconforto de pacientes que necessitam desse material. Com isso, a dissertação tem aderência a Linha A “Cuidado de enfermagem para os grupos humanos: desenvolvimento de estudos sobre o processo de enfermagem nos cenários de prática para o cuidado de indivíduos, famílias e comunidades” e ao projeto de pesquisa da docente “Enfermagem em dermatologia: cuidados para manutenção e recuperação da integridade da pele” por isso, merece o devido destaque.

Translate »
Skip to content